Peróxido de Benzoíla: qual a melhor concentração contra a acne? 2,5%, 5% ou 10%?

Você já deve ter se deparado com três diferentes opções de concentrações do peróxido de benzoíla em diversos produtos contra a acne: gel, cremes e sabonetes. Mas você sabe qual é a melhor concentração para eliminar as espinhas? Um estudo comparou produtos com concentrações de 2.5, 5 e 10%, e concluiu que:


Entre 2,5% e 5%, os resultados são praticamente idênticos


Mas os efeitos colaterais são menores quando utilizada a menor concentração. Isso por quê 2,5% é uma quantidade efetiva para eliminar os microorganismos causadores da acne, mas resseca e desidrata menos a pele do que uma concentração de 5%.


A concentração de 10% pode ser muito agressiva


Quando se trata de produtos a base de creme ou gel, que tendem a ficar mais tempo em contato com a pele. Mas em shampoo e sabonetes, essa concentração é excelente inclusive para as peles mais sensíveis, pelo fato de que não permanece em contato com a pele por muito tempo.


Combinação de peróxido de benzoíla e outros ativos


A concentração de 2,5% é muito utilizada quando há a combinação do peróxido de benzoíla com outros ativos, como por exemplo o adapaleno (Epiduo) ou a clindamicina (Clindoxyl). A combinação do peróxido de benzoíla com um antibiótico tópico ou oral é uma boa opção para que não se desenvolva uma resistência ao antibiótico muito rapidamente - o peróxido de benzoíla ajuda a atrasar esse processo.





Posts Relacionados

Ver tudo