Óleo de rosa mosqueta: será que é tão bom como dizem?

Atualizado: 30 de abr. de 2021

O óleo de rosa mosqueta é o óleo extraído da fruta da rosa mosqueta, que é esse botão que fica depois que a rosa floresce. Esse óleo é super popular ultimamente por quê promete tratar espinhas, manchas, linhas de expressão, estrias e cicatrizes.


Há alguns estudos sobre eficácia do óleo de rosa mosqueta, principalmente quando se trata de cicatrizes e queloide. O óleo de rosa mosqueta é rico em ácido linoleico e ativos antioxidantes, como a vitamina A e vitamina C.


E como ele pode tratar a acne? Há pesquisas que mostram que os lipídios da superfície da pele (ou seja, o sebo natural da pele) das pessoas com tendência a acne é deficiente em ácido linoleico. Portanto, o que o óleo de rosa mosqueta faz é devolver à pele o ácido linoleico fazendo com que a pele fique mais regulada - por isso que em algumas pessoas ele pode sim tratar a acne de maneira efetiva.


Apesar disso, nós temos que ter olhar crítico sobre qualquer produto que é dito como "milagroso" e que "cura" a acne. Nós sabemos que a acne é uma doença crônica multifatorial, o que significa que ela pode ter várias origens. A deficiência do ácido linoleico na pele é uma delas, mas com certeza não é a única, principalmente quando se trata de acne adulta.

Além disso, o óleo de rosa mosqueta pode ser prejudicial para quem sofre de acne fúngica - que é uma inflamação muito parecida com a acne, mas em vez de ser causada pela bactéria da acne, é causada pelo crescimento excessivo de fungos na pele.


A acne fúngica precisa de um tratamento completamente diferente, e um dos grandes gatilhos dessa inflamação que a acne fúngica causa são os ácidos graxos - e o ácido linoleico é um ácido graxo.

Assim que, se você ainda não sabe qual é a origem da sua acne e ainda não conseguiu identificar quais são seus gatilhos, o que causa a inflamação da sua pele e quais produtos funcionam para você, o óleo de rosa mosqueta pode não ser o ideal.


E se você quer muito adicionar um óleo na sua rotina, mas tem medo de que o óleo de rosa mosqueta te cause alguma reação, eu recomendo o óleo de squalane, que é um óleo maravilhoso indicado para todo tipo de pele, inclusive para quem tem acne fúngica.


Eu tenho e já usei o óleo de rosa mosqueta na minha rotina. O meu é o da marca The Ordinary, ele é bem "sequinho" e não deixa a pele pegajosa. Eu tentei adicionar esse óleo na minha rotina diversas vezes, mas infelizmente ele me causa mais acne e inflamação, ao contrário do óleo de squalane, que é maravilhoso na minha pele! Veja uma resenha sobre o óleo de squalane.


Mas, o que não funcionou para mim pode funcionar para você, e vice-versa. O importante é ir testando e ver que tipo de produto se adequa mais à sua pele. Outra coisa que é muito importante, é ter certeza de que se você for comprar um óleo de rosa mosqueta, ele deve ser 100% puro, e não misturado com outros óleos! Então fique atenta à lista de ingredientes.




Posts Relacionados

Ver tudo