O que usar para eliminar a acne fúngica?

Esse é o post mais esperado de toda a série sobre acne fúngica - o que usar para eliminar esse fungo da nossa pele! Lembrando que, o primeiro passo é retirar da sua rotina todos os produtos e ingredientes que alimentam a acne fúngica.


Que produtos e ingredientes eu posso usar para curar a acne fúngica?

Vai parecer super óbvio, mas a maneira de tratar a acne fúngica é: eliminando os produtos que alimentam o fungo e... utilizando anti fungais.


A primeira opção é utilizar um shampoo de cetoconazol ou fazer um tratamento oral com cetoconazol. Mas para isso você deve conversar com seu médico para decidir a frequência e a duração do tratamento. O cetoconazol é o antifungal mais popular e mais utilizado, e ele consegue inibir a atividade de todos os tipos de malassezia.


Você pode utilizar um shampoo de cetoconazol a 2% duas vezes por semana durante 4 semanas, e depois 1 vez por semana por mais 4 semanas. O shampoo mais popular com esse ingrediente é o Nizoral, mas também existem outros antifungais que você pode utilizar:

  • climbazole, comumente encontrado em shampoos para cachorro;

  • piritizona de zinco, que é o ativo do shampoo contra a caspa head & shoulders.

Pra usar o shampoo, você deve fazer a terapia de curto contato, ou seja, fazer espuma e deixar no rosto por 5 minutos, e depois lavar.

PORÉM, o tratamento será mais efetivo se você combinar tratamentos - e também porque você não deve ficar fazendo uso de antifungais por tempo prolongado.


Tratamento combinado

Para melhores resultados, você pode combinar o uso de cetoconazol com outros produtos, como por exemplo:

  • o ácido azeláico, que consegue regular a atividade inflamatória na pele que permite a proliferação da malassezia;

  • o peróxido de benzoíla, que é um excelente agente ceratolítico;

  • o ácido salicilico, que também é outro excelente agente ceratolítico e anti inflamatorio, antifungal e antibacterial;

  • o enxofre, que particularmente é o que eu uso para controlar minha acne fúngica: ele promove a liberação dos fungos do estrato córneo,

  • e a ureia, que é um agente ceratolítico e também hidratante, é um ingrediente que pode ser um excelente aliado no controle da acne fúngica.

Mas é muito importante que você preste atenção na lista de ingredientes de produtos que contenham esses ativos, por exemplo, com o ácido salicilico, é muito comum que ele venha em formulas que contém polisorbato 20, alimenta a acne fúngica.




Posts Relacionados

Ver tudo