• Ana Poli

O que é "purging"? E o que você pode fazer para evitá-lo

Purging é uma palavra da língua inglesa que significa purgar, expulsar, purificar... essa palavra ficou famosa com o "skincare", que nada mais é cuidados com a pele. Quando a gente fala de purging, estamos falando da reação que alguns produtos causa na nossa pele quando começamos a utilizar-los.


Como as espinhas se formam?


Basicamente, durante o purging, sua pele vai estar expulsando algumas espinhas que já estavam se formando debaixo da sua pele. Pra entender isso, você precisa entender como uma espinha se forma: o seu poro fica obstruído, normalmente por células mortas que não conseguem chegar até a superfície da pele por algum motivo, e acaba formando o que é chamado de micro comedão. Eles não são visíveis na superfície da pele, mas com o acúmulo de sebo e bactérias, eles podem acabar formando espinhas, cravos ou espinhas internas, e as vezes eles se desfazem antes mesmos de se tornarem espinhas ou cravos. Pra esse processo todo acontecer, pode demorar até 8 semanas.


Quando você usa um produto com ingredientes ativos que agem acelerando a renovação celular da pele, esse processo pode acontecer mais rapidamente. Isso é o purging: o produto está acelerando a descamação dessas células mortas nos seus poros e é por isso que surgem mais espinhas.


Como diferenciar o purging de um brote de espinhas?


Pra diferenciar o purging de um brote de espinhas, a primeira coisa que você deve ter em mente é que o purging termina. Brotes de espinha na sua pele pioram com o tempo, e o purging deve durar de 6 a 8 semanas. Se depois desse tempo, você percebe que sua pele não melhora de jeito nenhum, o produto que você está utilizando é o vilão.


Como eu disse antes, o purging geralmente é causado por produtos com ingredientes ativos que agem na renovação celular da pele, como a tretinoina e retinol, peróxido de benzoíla, hidróxiácidos como o ácido salicílico, ácido lático, ácido glicólico, e por aí vai. Produtos que não deveriam causar purging, mas podem causar brotes de espinhas incluem hidratantes, protetores solares, e sabonetes faciais.


Como amenizar os efeitos do purging?


Por isso é importante fazer algo que eu sempre recomendo pra vocês aqui no canal: introduzir um produto de cada vez na sua rotina. Assim, você vai saber mais facilmente qual produto está causando essas novas espinhas, e se esse processo é o purging ou não.


Outra maneira de amenizar esse processo é fazendo a terapia de curto contato e introduzindo o produto pouco a pouco na rotina, começando com poucos dias na semana e aos poucos aumentando a frequência de uso.


Também é muito importante que você mantenha sua pele hidratada e cuide bem da barreira protetora da sua pele, isso também ajuda bastante a que esses produtos te deem os melhores resultados possíveis!




Posts Relacionados

Ver tudo