• Ana Poli

O que eu faço para secar espinhas rapidamente e evitar cicatrizes de acne

Ok, confesso que não é tão simples quanto o título desse post sugere. Mas não é impossível! E eu vou te explicar como, hoje em dia, um brote de espinhas não dura mais que três dias no meu rosto e como é possível que as manchas avermelhadas desapareçam rapidamente, e que uma cicatriz não se forme no local.


Identificar gatilhos antes dos brotes acontecerem


Antes de começar a falar sobre produtos, medicamentos e procedimentos estéticos, é necessário relembrar o óbvio: você conhece a origem da sua acne? O que você come, sente e vive está profundamente relacionado com a saúde da sua pele.


No meu caso, a alimentação e o stress são gatilhos muito grandes. E tudo está relacionado: quanto maior a quantidade de stress no meu dia a dia, mais facilmente eu saio do "controle" na parte da alimentação. Isso inclui uma vontade tremenda de doces, frituras e qualquer coisa "gostosa". Além disso, o stress afeta bastante meu sono - a falta de 8 horas restauradoras de sono impactam bastante a aparência da minha pele e a capacidade de cicatrização.


Descubra os gatilhos da sua acne 👉🏻

Evitar o uso excessivo de produtos e medicamentos


À vista de um novo brote de espinhas, nosso primeiro impulso é usar a maior quantidade possível de agentes secativos. Péssima ideia! Quanto mais a gente resseca nossa pele, mais sensível e mais propensa a brotes de espinhas ela fica. Isso acontece por que retiramos toda a oleosidade (que tem o papel de proteger a nossa pele), o que causa o efeito rebote: nosso organismo entende que é para produzir ainda mais sebo - o que acaba servindo de alimento para os microorganismos causadores da acne.


Hidratar mais a pele


A resposta contra o ressecamento causado por princípios ativos que utilizamos para secar as espinhas: creme hidratante! Mantendo a hidratação da barreira protetora da pele, aumentamos as chances de uma cicatrização rápida e que a inflamação não cause uma pigmentação muito grande e profunda. Muitas vezes, é mais importante abusar no uso de hidratantes do que dos próprios produtos contra a acne.


Não cutucar a pele


De longe a tarefa mais difícil: quem não morre de vontade de espremer aquela espinha amarelinha? Usando um adesivo hidrocoloide (que suga a secreção da espinha), você vai ajudar os brotes a secarem mais rápido e diminui as chances de ficar com uma cicatriz feia ou uma mancha profunda.


Ter paciência


Eu disse que não cutucar a pele era a tarefa mais difícil, mas acho que a parte da paciência pode ser até mais. E as duas coisas estão interligadas: uma espinha tem um ciclo de vida, ela não vai durar para sempre. Mas você tem paciência para esperar sem cutucar, até ela ir embora sozinha? Acredite em mim - paciência é a chave de tudo quando falamos sobre o tratamento da acne.


Assista ao vídeo para descobrir o que eu faço para secar espinhas mais rapidamente:





Posts Relacionados

Ver tudo