• Ana Poli

MASKNE: o que é, e como evitar

Maskne é o assunto do momento. A junção das palavras mask + acne é auto explicativa: é sobre a acne causada pelo uso de máscaras. Não aquelas máscaras de skincare, e sim as máscaras de proteção individual que se tornaram acessório indispensável do momento em que estamos vivendo no mundo todo.


Além de preocupar-nos com o COVID-19, também temos que nos cuidar para não sermos mais uma vítima da maskne. A maskne aparece por que nossa pele fica úmida, abafada e se torna o ambiente perfeito para a proliferação da bactéria causadora da acne - além de que, se você sofre de acne fúngica, também é o ambiente perfeito para que esse fungo se prolifere.


Por isso é tão difícil controlar a maskne: ela pode ter origem fúngica e/ou bacterial e como temos que usar a máscara todos os dias, nossa pele nunca recebe o descanso necessário. Como eu também estou sofrendo com essa situação, fiz uma pequena lista de ações que podem te ajudar a diminuir a irritação na sua pele e controlar a maskne o máximo possível.


Continue com sua rotina de skincare normalmente


Mas opte por uma rotina básica que atenda às suas necessidades. Uma rotina básica para pele acneica é composta por:

  • Limpeza

  • Hidratação

  • Tratamento

  • Proteção


Hidrate e cuide bem da barreira protetora da sua pele


Hidratação, hidratação, hidratação: esse é o nosso mantra! Uma barreira protetora danificada significa mais espinhas. E não é porque sua pele é oleosa que ela não precisa de hidratação! Lembre-se: óleo não é água!


Evite empilhar muitos produtos quando estiver utilizando máscara


Skincare, base, pó, blush... se vai estar escondido debaixo da máscara de qualquer jeito, pra quê usar?


Lave sua máscara corretamente


Se você utiliza máscaras de tecido, opte por lavá-las com água quente e sabão neutro. Deixe secar em um ambiente arejado para evitar o mofo. Se for possível, troque de máscara a cada duas horas ou quanto sentir ela úmida.




Posts Relacionados

Ver tudo