Fórmula mágica para Eliminar as Manchas Vermelhas de Acne

Você acreditou no título desse post?


Na era de informação rápida que estamos vivendo, é muito fácil se deparar com informação errada - que normalmente vem acompanhada de uma chamada bastante absurda, mas muito promissora: "acabe com a acne para sempre"; "use essa receita e nunca mais tenha espinhas"; "elimine as manchas de acne em uma semana e tenha uma pele igual ao bumbum de um nenêm", entre outros absurdos.


Além disso, muitas vezes esse sensacionalismo vem acompanhado de informação errada ou simplesmente uma mentira, como por exemplo, a acne ser uma doença transmissível (uma pesquisa rápida e você vai encontrar dezenas de fontes confiáveis desmentindo essa crença - a acne não é transmissível!) ou que é possível acabar com as manchas e cicatrizes em menos de uma semana.


Não existem fórmulas mágicas. Tenha cuidado com quem te vende uma solução infalível ou uma promessa de "pele lisa". É possível, sim, controlar a acne e se livrar das manchas e cicatrizes que ficam depois da inflamação. Mas não é um processo que ocorre da noite para o dia ou em poucos dias. Cada pele é diferente, e existe uma infinidade de tratamentos e opções para cuidar de cada caso.


Como saber o que é melhor para você? Pesquise fontes confiáveis, questione soluções que parecem ser muito simples e aprenda mais sobre o funcionamento da pele e dos ingredientes ativos em geral. O conhecimento ajuda a tranquilizar a ansiedade e a vontade de ver resultados rápidos.


Entenda como a pele fica manchada


A mancha da acne é conhecida como hiperpigmentação pós-inflamatória: acontece quando, para se proteger da inflamação, a própria pele produz mais melanina (o pigmento que dá cor à pele). Isso não significa que a pele irá ficar manchada para sempre, mas conforme vamos envelhecendo, o ciclo de renovação celular vai ficando mais lento e consequentemente as manchas demoram mais tempo a "sair" da pele.


Dá pra evitar que a pele fique manchada por conta da acne?


A inflamação, por si só, irá causar essa hiperpigmentação. Porém, quanto menos você manipular a pele, menor será inflamação e as consequências dela. Por isso, é importante evitar espremer as espinhas e ajudar a pele a se recuperar fazendo uso adequado de protetor solar e creme hidratante.


Quais receitas caseiras eu recomendo para manchas de acne?


Nenhuma! Lembre-se: quanto menos você manipular sua pele, melhor! É muito mais importante fazer o uso correto do protetor solar e prestar atenção na hidratação da pele, do que "atacar" as manchas com receitas caseiras.


E quais produtos podem ajudar na questão das manchas?


Produtos que estimulam a esfoliação química da pele (assim como ácidos da família dos AHA ou BHA) irão te ajudar, ou ingredientes ativos como a niacinamida, vitamina C e retinol.


Tempo e Paciência


Os dois fatores mais importantes para se ver livre das manchas de acne! Pode demorar, mas as manchas não são para sempre.