• Ana Poli

Fast food e chocolate são os culpados da sua acne?

Nós já falamos sobre alguns alimentos que podem te levar à acne, já seja por provocar a resistência à insulina no seu organismo como os alimentos de alto índice glicêmico e alta carga glicêmica ou por interagir com seus hormônios e consequentemente com a produção de sebo, inflamação folicular e comedogênese da sua pele.


Vamos começar falando sobre fast food: sim, aquela comida ultraprocessada, que você não tem certeza de onde veio e se a carne é de vaca ou de minhoca! Brincadeiras à parte, o que o fast food tem que aquela comidinha natural, arroz e feijão mesmo feito em casa, não tem? Isso mesmo, um monte de gorduras trans!


Falando sério, o tipo de gordura que consumimos influencia muito na produção de sebo no corpo todo, e também na qualidade e quantidade de sebo produzido pela nossa pele. A bactérias e fungos que existem na nossa pele e causam acne se alimentam de óleo, e quanto maior a presença de óleo, mais esses microorganismos irão se proliferar.


o tipo de gordura que consumimos influencia muito na produção de sebo no corpo todo, e também na qualidade e quantidade de sebo produzido pela nossa pele

O tipo de óleo que tem um impacto negativo na nossa saúde em geral e também na nossa pele são as gorduras saturadas e as gorduras trans. As gorduras saturadas são aquelas de origem animal, que estão presentes na carne, leite e derivados como manteiga, creme de leite, etc e também o óleo de coco! E as gorduras trans são aquelas usadas em produtos industrializados: são gorduras vegetais hidrogenadas, que são utilizadas para melhorar a textura dos alimentos industrializados e também aumentar a vida de prateleira desses produtos.


E o problema é que elas estão escondidas: estão no pão de forma integral, bolachinhas, sorvete, ou seja, praticamente em todos os produtos que você compra no supermercado que vem numa embalagem e que dura bastante tempo depois de aberto.


As comidas de fast food também são ricas em gorduras trans, pelo simples fato de que elas precisam de transporte, armazenamento e também devem de ter sempre o mesmo sabor. Por isso que toda vez que você compra um lanche de uma rede de fast food, ele é sempre igual.


Então é isso: o tipo de gordura que você consome determina a quantidade e a qualidade do sebo presente na sua pele, que vai ajudar a alimentar e proliferar as bactérias e fungos ruins que causam a acne.

E o que o chocolate tem a ver com isso? Tudo, por que se pensamos no chocolate como um alimento rico em açúcar (ou seja, de alto índice glicêmico) e gordura (já seja do leite ou gordura trans), o excesso no consumo vai te levar à acne.


Como consumir mais verduras e vegetais pode te ajudar a se livrar da acne


Então vamos para o último ponto, mas não menos importante: o que o baixo consumo de vegetais tem a ver com a acne? Vamos fazer um exercício prático:


Imagine uma dieta rica em carboidratos, alimentos de alto índice glicêmico e carne vermelha, e poucas verduras e vegetais. Quem tem esse tipo de dieta, além de poder chegar a desenvolver alguma doença séria, pode desenvolver uma resistência à insulina, um desequilíbrio hormonal e consequentemente sentirá a pele mais oleosa, inflamada, com poros entupidos e tendência à acne.


Para reverter esse quadro, essa pessoa teria que limitar o consumo de açúcar, trocar alimentos de alto índice glicêmico como arroz, pães e batata por verduras, leguminosas e vegetais de baixo teor glicêmico, além de trocar as fontes de gorduras saturadas e trans por gorduras boas e introduzir mais alimentos ricos em fibras - que nesse caso também seriam verduras e vegetais.


Além da ingestão de fibras para melhorar a digestão e o nível de glicose no sangue, é importante entender que uma alimentação pobre em nutrientes limita a capacidade de detoxificação do nosso fígado.

Isso não quer dizer que você precisa fazer uma dieta detox, mas sim que precisa incluir na sua alimentação verduras, vegetais, leguminosas e carboidratos também, porém aqueles que proveem de cereais na sua forma integral, frutas e tubérculos; tudo o menos processado possível.


Quando nosso fígado não está funcionando bem, e não consegue limpar nosso corpo de toxinas e hormônios que produzimos em excesso por conta da alimentação, essas toxinas acabam sendo liberadas pela pele: e quem tem tendencia à acne, isso significa mais brotes de espinhas, mais oleosidade e mais congestão dos poros.




Posts Relacionados

Ver tudo