Esse mineral pode ser a peça que falta no seu tratamento contra a acne


O zinco é um mineral muito importante para o nosso sistema imunológico, ajuda a manter o cérebro saudável, ajuda na cicatrização da pele e tem muitos outros benefícios para nosso organismo. O nosso corpo não produz zinco, e é por isso que temos que consumi-lo na nossa dieta ou em suplementos.


É possível tratar a acne com zinco?

Você já deve ter ouvido falar no zinco como tratamento ou parte do tratamento da acne. Apesar de que mais pesquisa é necessária sobre esse assunto, alguns estudos comprovaram que o zinco pode diminuir a quantidade de pápulas (espinhas) e cistos quando suplementado oralmente e também aplicado topicamente na pele.


O que a deficiência de zinco causa na pele?

A deficiência de zinco no nosso organismo pode levar ao surgimento da acne na pele. Isso porque o zinco é necessario para a síntese de colágeno, e quando o zinco está em falta, a qualidade da queratina (uma das proteínas presentes na nossa pele e cabelo) pode se tornar “pegajosa”, o que resulta em poros congestionados.


Como o zinco ajuda nas questões da pele?

O zinco ajuda a diminuir a vermelhidão, irritação e inflamação causada pela acne e outras doenças da pele como rosácea e dermatite seborréica. Em combinação com outros tratamentos como AHA ou BHA, ajuda a esfoliar a pele e manter os poros limpos, e a matar bactérias e fungos que causam a acne.


Como suplementar o zinco?

Para suplementar o zinco oralmente, você deve se consultar com seu médico. Primeiro para saber se você realmente está deficiente - e segundo porque o excesso de zinco no organismo pode levar a efeitos colaterais como nausea, diarreia e um sistema imunológico enfraquecido.


Mas você pode incluir alimentos ricos em zinco na sua dieta:

  • semente de abóbora e linhaça

  • gema de ovo

  • carne vermelha e carne de frango

  • grão de bico

  • feijão

  • chocolate amargo

  • castanhas e amêndoas

Como utilizar o zinco no skincare?

Você também pode usar algum cosmético que contenha zinco! É importante verificar a forma em que o zinco se apresenta na formulação: o óxido de zinco é a forma mais encontrada em filtros solares físicos - o que é bom, mas vale lembrar que esse tipo de produto é o ultimo que você aplica na sua rotina de skincare, porque ele pode ser mais “grosso” e impedir a absorção de outros ingredientes aplicados em cima. Alguns outros produtos, geralmente hidratantes voltados para peles com doenças como a dermatite, eczema, etc contém zinco na fórmula, assim como alguns tipos de BB Cream e outros cosméticos.


Opções de produtos com zinco





Saiba mais sobre a relação entre zinco e acne





Posts Relacionados

Ver tudo