Dá para curar a acne com vitamina B5?

Se você já está pesquisando sobre maneiras de curar sua acne há um tempo, já deve ter se deparado com relatos de pessoas que "curaram" sua acne completamente suplementando a vitamina B5. Eu já li muitos desses casos (principalmente em canais estrangeiros), mas o que eu percebi é que a maioria dessas pessoas são homens.


Nós sabemos que a acne nos homens é um pouquinho diferente da acne nas mulheres, pois nós sofremos com mais alterações hormonais. Mesmo assim, eu decidi tentar suplementar a vitamina B5 por três meses. A vitamina B5 é segura, por ser hidrossolúvel, ela vai embora com seu xixi- mas é importante consumir água suficiente todos os dias.


A dosagem deve ser excessiva para surtir efeito. Eu comprei a vitamina B5 da marca Nature's+ (no site iherb.com, onde sempre compro meus produtos e suplementos) de 1000mg. Essa dosagem equivale a 20000% da recomendação diária de vitamina B5. Eu comecei com uma pílula por dia e depois diminui para uma pílula a cada dois dias.


Existe um estudo de 1997 que sugere que, como a vitamina B5 se transforma em uma coenzima com o importante papel de metabolizar a gordura no nosso corpo, se estamos deficiente na ingestão dessa vitamina, nosso organismo vai reagir indiretamente, liberando mais sebo na nossa pele. A produção excessiva de sebo na pele leva à acne, então o estudo sugere que a deficiência de vitamina B5 pode afetar indiretamente o aparecimento da acne.


Quando eu comecei a tomar a vitamina B5, meu rosto já estava melhorando bastante por conta da rotina de skincare que estou usando a mais de um ano, alimentação, controle do stress, etc... A inflamação do meu corpo diminui bastante, mas antes de tomar a vitamina B5, eu ainda tinha espinhas internas durante meu período menstrual.


Depois que comecei a tomar a vitamina B5, as espinhas internas deixaram de aparecer e a inflamação em geral das espinhas que aparecem eventualmente diminui bastante.


Para mim, valeu a pena suplementar a vitamina B5 por três meses. Lembrando que, essa vitamina é a B5 isolada, e não é um complexo B. Também não é a mesma coisa que vitamina B5 em cremes para a pele.


Posts Relacionados

Ver tudo