• Ana Poli

Consumo x Consumismo: você compra porque te faz bem ou porque você foi influenciada?

Uma das coisas que eu acho mais absurdas hoje em dia é ler resenhas de todo e qualquer cosmético no Instagram. Não são apenas novidades interessantes das marcas mais hypadas do momento, nem produtos novos de marcas brasileiras que estão revolucionando o mercado. São resenhas de qualquer produto de farmácia, cosméticos que, entre aspas, "não servem para nada" mais do que ocupar espaço no seu armário e fazer você gastar dinheiro.


Vários desses produtos prometem beneficios incríveis, e o problema com essas resenhas é que elas são baseadas em pouco tempo de uso e no rótulo de promessas do produto. Essa parte é a que mais me assusta, por que por causa desse tipo de conteúdo, nós estamos ficando cada vez mais consumistas - comprando mais e mais produtos diferentes (por que afinal, existem tantas marcas e tantas opções, nós temos que testar todas!) e além disso, também estamos inconscientemente causando mais dano à nossa pele: eu não me canso de repetir que uma rotina de skincare para a pele acneica deve ser consistente e você deve ser paciente.


Mas essa cultura do consumismo é o contrário disso: fica cada vez mais dificil ter uma rotina fixa e constante com tanta informação e tantas opções que nos rodeiam. Eu sei que é muito mais fácil quando alguém nos sugere produtos, marcas e rotinas especificas: mas também pode ser um pouco perigoso. Eu não me isento dessa culpa: eu também sugiro produtos, marcas e rotinas especificas nos meus vídeos e no meu Instagram.


E é por isso que eu sinto a necessidade de vir falar aqui com vocês para relembrar qual é o objetivo desse canal: não é dar receitas prontas, rotinas para cada tipo de pele, ou resenhar produtos que eu não sei nada sobre ou mal utilizei na minha pele. O objetivo é ajudar vocês a entenderem o que está acontecendo na sua pele, passar a informação sobre diferentes tipos de ativos e produtos que existem e podem te ajudar a curar sua pele e nao só isso, mas conversar sobre tudo que engloba a acne, que é uma doença multifatorial crônica.


Por isso é perigoso cair na armadilha das milhares de resenhas do instagram. É mais importante conhecer o que cada ativo faz para sua pele, quais são os melhores ativos e ingredientes para a pele acneica, quais passos do cuidado com a pele são mais importantes se você sofre de acne. Além disso, é importante entender como a sua dieta afeta a saúde da sua pele, como o estresse pode te causar mais acne, e que outros fatores ambientais, hormonais e genéticos estão envolvidos nessa doença!


Eu sei que muitas de vocês estao aqui porque não tem sucesso em tratamentos com médicos dermatologistas e ginecologistas. É difícil ser ouvida e tratada com a atenção e cuidado que merecemos dentro de um consultório, e o primeiro passo para consertar isso é conhecer-mos a nós mesmas antes de pedir ajuda profissional. Saber os seus gatilhos, entender as opções de tratamentos, e saber decidir se queremos tomar remédios, hormônios, ou seguir uma linha natural. Em vez de nos tornar mais consumistas, é hora de olhar pra dentro e dar-nos conta do que realmente nos faz bem e traz resultado, e não comprar produtos à cegas e esperar por milagres.


Procure sempre informação baseada em fatos, baseada na ciência e economize seu tempo e dinheiro comprando produtos que realmente vão fazer a diferença na sua pele!




Posts Relacionados

Ver tudo