• Ana Poli

Como é uma consulta com dermatologista? Como se preparar para consulta online ou presencial

Atualizado: 8 de ago. de 2021

"O dermatologista passou o creme X mas não explicou como usar, o que eu faço?"


Essa é uma pergunta muito comum nas minhas DMs no Instagram. O que é no mínimo problemático: como assim você pagou por uma consulta com um médico especializado e não recebeu a informação necessária para que o seu tratamento fosse eficaz? E como assim uma "influenciadora digital" tem que explicar como usar medicamentos na pele?


Num mundo perfeito, obviamente isso não aconteceria. Infelizmente, essa é a realidade de centenas de pacientes que sofrem de acne e investem numa consulta médica acreditando que essa é a única solução possível do problema, só para sentirem a frustração do descaso e a ineficiência do tratamento.


Apesar disso, eu acredito que em parte nós também temos culpa. A figura do médico sempre foi posta em um pedestal onde: médico tem que saber de tudo, não pode errar nunca e deve adivinhar qual é a origem do seu problema e qual é a melhor solução para ele. Nós esperamos muito dos médicos, mas não exigimos nada deles. Quando vamos à um restaurante, não temos medo de pedir para trocar um ingrediente num prato, reclamar do atendimento, e deixar uma avaliação ruim no Google se não gostamos da comida.


Apesar disso, eu acredito que em parte nós também temos culpa.

Por que não somos exigentes assim com nossos médicos? Só nós conhecemos nossas dores, intolerâncias, nosso corpo e nossos gatilhos. O médico não conhece nossos problemas como um todo, e dificilmente vai conseguir entender tudo em uma só consulta. É necessário chegar no consultório preparada com as questões corretas e seguras do nosso auto conhecimento.


Você sabe quais são os seus gatilhos da acne? Você sabe que tipo de tratamento você não gostaria de fazer? Vamos repassar alguns pontos para que você possa se preparar melhor e tirar proveito da sua consulta com o dermatologista:


Vá com a pele limpa


Sem maquiagem e sem filtro solar com cor. Quanto menos produtos você estiver usando na sua pele nesse dia, melhor: assim o médico consegue analisar a sua pele como ela realmente é.


A consulta é online?


Tire fotos com boa resolução utilizando a luz do dia. Peça à alguém que te ajude a fazer as fotos, de preferência com a câmera principal do telefone para que o médico possa avaliar como realmente está sua pele.


Faça uma lista dos produtos que você usa


Ou já usou, na sua pele. Descreva ao dermatologista como é a sua rotina de skincare, quais produtos você usa como tratamento da acne ou quais já usou e qual foi sua experiência. Não esqueça de contar também como você usa tais produtos na sua pele: frequência, horário do dia, juntos ou separados, etc.


Conheça seus gatilhos da acne antes de ir ao dermatologista


É muito importante conhecer seus gatilhos para que o tratamento seja certeiro! De nada adianta querer tratar uma acne que tem origem hormonal com medicamentos como o Roacutan - a acne continuará aparecendo enquanto você não regular seus hormônios.


Aprenda a identificar seus gatilhos da acne 👉🏻


Saiba que tipo de tratamento você não quer fazer


Aprenda sobre as diferentes opções de tratamentos da acne que são utilizadas atualmente e esteja preparada para recusar um tratamento que você não considera ideal para você.


Procure uma segunda opinião


Não gostou do seu médico? Sentiu que não foi ouvida durante a consulta, ou não gostou da abordagem e o tratamento indicado? Procure uma segunda opinião antes de começar o tratamento e comprar produtos e remédios que tenham sido receitados.


Pergunte o passo a passo do tratamento

Como e quando aplicar tratamentos tópicos é a parte mais importante para que esses produtos funcionem e, além disso, para que a sua pele não sofra efeitos colaterais que podem ser horríveis! Não saia do consultório até que você tenha uma explicação completa sobre como será o passo a passo da sua rotina de skincare.






Posts Relacionados

Ver tudo