Como responder a comentários desnecessários sobre sua acne

Atualizado: 30 de abr. de 2021

ABSOLUTAMENTE TODAS as pessoas que sofrem com acne já passaram por isso: familiares, conhecidos e até desconhecidos que querem dar seus "pitacos" sobre suas espinhas.



"Você já passou minâncora?", "A sua prima adolescente não tem tanta espinha quanto você", "Você deveria lavar o rosto e parar de comer gordura! Olha quanto óleo sai da sua pele!", "Nossa, você está com uma espinha ENORME!". Claro, como se nós não soubéssemos que temos uma espinha enorme na cara e já não tivéssemos tentando - ou estamos tentando - de tudo pra eliminar a acne.


Antes eu ficava muito chateada e constrangida com olhares e comentários, mas com o tempo eu aprendi a driblar os comentários e literalmente responder à altura. Primeiro, nós temos que aprender a filtrar esses comentários e entender quem só está falando da sua cara por que é um grande fofoqueiro e quem quer seu bem. Mesmo assim, há limites pra tudo viu? Se os comentários te fazem mal, te deixam ansiosa e chateada, você tem que colocar um fim nisso!


COMO RESPONDER A COMENTÁRIOS DESNECESSÁRIOS SOBRE SUA ACNE?

  • FAZENDO A EGÍPCIA

Fazer a egípcia é ignorar na cara dura. Faça contato visual com a pessoa em questão e sem dizer nada, vire a cara! Esse método é ótimo para ser usado com desconhecidos e conhecidos que não são tão conhecidos assim... sabe aquela tia estranha que fica te encarando no ônibus? Olha com cara de bunda pra ela e revire seus olhinhos!

  • SE FAÇA DE DOIDA

Quando alguém chegar pra você e apontar uma espinha no seu rosto, ou perguntar "meu deus, o que aconteceu com seu rosto?", se faça de doida! Ótimas respostas seriam: "meu deus, o quê??? onde? eu não sei!!" ou "pelo o que eu saiba nada, do que você está falando?". A pessoa com certeza ficará constrangida.

  • PAPO RETO

Sua mãe, seu pai, sua tia, seu papagaio não param de te encher o saco falando todo dia sobre sua acne, produtos que você deveria tentar, ou fazendo só comentários desnecessários mesmo, que te deixam magoada? Converse com eles, mas seja firme e direta. Diga que isso te incomoda e te deixa triste. E que você gostaria que eles parecem de fazer comentários e dar pitacos! E se for necessário, faça isso mais de uma vez.

  • A PIADISTA

Alguém ta fazendo piadinha com a espinha enorme que apareceu na sua testa? Uma ótima resposta é: "realmente, é tao grande que até dei nome! o nome é [adicione o nome do fulano]. Eu já fiz isso com uma pessoa e fiquei muito satisfeita ao ver o sorriso se desvanecendo do rosto do indivíduo.


Nós já sabemos que a acne é uma doença multi fatorial e por isso, nosso emocional também pode influenciar no surgimento de novas espinhas e brotes. É por isso que eu acredito que nós devemos começar a "bater de frente" com esses comentários e não deixar que a opinião e os "conselhos" de quem não sofre com o mesmo problema que nós, nos afete!




Posts Relacionados

Ver tudo