Como escolher o melhor filtro solar para sua pele

Atualizado: 30 de abr. de 2021

QUAL É O MELHOR TIPO DE FILTRO SOLAR?

O melhor tipo de filtro solar é aquele que é adequado à sua pele, seu estilo de vida e o clima de onde você vive. Também é aquele que cabe no seu orçamento e te permite usar todos os dias, não só quando você se expõe ao sol.

É importante ter em mente que os filtros solares de marcas asiáticas são formulados para a pele e o estilo de vida daquela região: pouco sol no inverno, não há a cultura de se bronzear, as pessoas reaplicam com mais frequência - por isso eles são super levinhos e de fácil aplicação.


Porém, para quem mora no Brasil, as formulações são mais grossas e consistentes. Isso porque o fator de proteção solar (FPS) precisa ser maior e a durabilidade do produto no rosto, mais alta. Aliás, quanto maior o FPS do produto, melhor - o risco de queimadura é menor, no caso de você aplicar menos do que o ideal.


COMO EU DEVO USAR O FILTRO SOLAR?


Definitivamente, todos os dias! É legal ter opções de produtos diferentes para os dias que você fica mais em casa, ou quando faz esporte ao ar livre, ou vai à praia.


Aplique o suficiente: a recomendação geral é de 2mg de produto por cm2 da pele, ou seja, de 0,5g a 1g para o rosto todo. Você pode medir usando meia colher de chá ou o comprimento de dois dedos.


Aplique o filtro solar antes de aplicar a maquiagem! O filtro solar deve ser o último produto depois de sérums e cremes e o primeiro antes de primer e base.


Quando possível, reaplique! Principalmente se você está se expondo ao sol ou suando intensamente.


COMO NÃO USAR O FILTRO SOLAR


Em hipótese alguma utilize produtos vencidos! Um protetor solar vencido não é mais efetivo e você pode sofrer queimaduras. Também evite manter seu produto no sol ou em lugares quentes (como no carro, por exemplo). O calor pode afetar a fórmula, estragando o produto.


QUAL O MELHOR PROTETOR SOLAR PARA QUEM TEM ACNE FÚNGICA?


Esse é um assunto complicado! Alguns produtos irão conter ingredientes que alimentam a acne fúngica, outros não. É difícil encontrar um que seja totalmente perfeito!


Lembre-se que filtros solares são produtos difíceis de serem formulados. Por isso, não se preocupe tanto com possíveis ingredientes que alimentam a acne fúngica: a proteção solar é o mais importante aqui! Escolha marcas confiáveis e foque em tratar a acne fúngica com outros ativos.




Posts Relacionados

Ver tudo