Coisas que quem não sofre de acne deveria saber

Atualizado: 30 de abr. de 2021

Se você está aqui é porque sofre com a acne. Ou porque alguém que você ama está sofrendo com a acne e você não sabe como lidar com isso.


Eu convivo com a acne há muitos anos: desde a minha adolescência, quando ter espinhas ainda era considerado "normal" por que nosso corpo está passando por uma fase louca de hormônios, até o começo da minha idade adulta em que, mais uma vez, o problema da acne foi diminuido porque provavelmente estava relacionado com o uso de anticoncepcional e porque na concepção dos médicos, eu ainda era nova e isso iria passar logo.


Pois bem, não passou e cá estou eu com quase 30 anos ainda lidando com a acne. E criar esse canal me deu a oportunidade de ver que não estou sozinha, e que muitas mulheres, adultas ou adolescentes, também estão sofrendo com a acne, e também estão cansadas de sofrer com a opinião alheia, com os comentários e olhares maldosos e com a dor, não só física, mas também emocional que a acne trás.


Esse vídeo é pra você, que não tem acne, mas tem alguém na sua vida que sim. Pode ser sua filha, sua companheira do trabalho, sua sobrinha, sua companheira de classe ou qualquer pessoa que você encontre no seu dia a dia: aquela atendente no super mercado, uma vendedora...


A acne afeta 16 milhões de brasileiras, e aproximadamente 54% das mulheres acima dos 25 anos tem acne. A acne é uma doença multifatorial crônica, o que significa que ela pode ter diversas origens e por isso é tão difícil de tratar e encontrar uma cura. Uma dessas origens pode ser genética, o que deixa tudo ainda mais complicado.


A acne também pode levar à ansiedade e depressão, por que imagina ter uma doença que está estampada no seu rosto? Para quem tem acne tudo é mais difícil: sair de casa pra fazer qualquer coisa, uma entrevista de emprego, tirar uma foto. Por isso é importante ser sensato com uma pessoa que sofre de acne.


É IMPORTANTE QUE VOCÊ NAO APONTE A ACNE NESSA PESSOA.


Acredita, ela já sabe que tem espinhas no rosto. Não só pode ver as espinhas usando um espelho, mas elas também são doloridas e inflamadas. Então também podemos sentir as espinhas.


NÃO DÊ CONSELHOS DESNECESSÁRIOS.


Porque você precisa aconselhar essa pessoa? Você tem certeza que essas receitinhas caseiras, um remédio que você ouviu falar, ou uma dieta que você viu na televisão vai ajudar essa pessoa? Pense duas vezes antes de "aconselhar". Quem tem acne já está fazendo tudo ao seu alcance para se livrar dela e, a não ser que você seja diretamente responsável por essa pessoa, evite esse tipo de pitaco.


E SE A PESSOA ME PEDIR UM CONSELHO?


Se uma pessoa que tem acne pedir sua ajuda, lembre-se de que esse passo é muito grande pra ela. Quem tem acne geralmente sente vergonha da sua pele, então é muito difícil pedir ajuda. Mas tenha em mente que é importante saber aconselhar também. Se você não tem certeza de como pode ajudar, ajude escutando ou marcando uma consulta médica, por exemplo.


NÃO TENTE DIMINUIR O PROBLEMA.


Acredite, falar que "é só acne" e "que vai passar" não vai mudar a situação, e só vai piora-la. A acne é uma doença e deve ser tratada tal qual. Ninguém diz a uma pessoa que tem diabetes que "é só diabetes", não é mesmo?


E finalmente,


QUANDO ESTIVER FALANDO COM ESSA PESSOA, OLHE NOS SEUS OLHOS, e não pra suas espinhas!




Posts Relacionados

Ver tudo