• Ana Poli

O que é acne hormonal e como saber se você tem

A acne da mulher adulta muitas vezes tem um cunho hormonal, que muitas vezes pode ser difícil de identificar por que nossos níveis de hormônio estão sempre mudando. Hoje eu vou listar as características da acne hormonal e como você pode saber se as suas espinhas tem origem hormonal!


Por experiência própria, eu sei que é bem complicado conseguir um diagnóstico quando se trata de desequilíbrio hormonal, pelo fato de que nossos hormônios estão sempre flutuando durante nosso ciclo menstrual e nesse caso, diversos exames teriam que ser repetidos em diferentes etapas do nosso ciclo antes de chegar a um diagnóstico. Você pode e deve pedir exames e testes para o seu médico, mas a acne hormonal tem algumas características bem particulares, então não é muito difícil encontrar uma relação entre suas espinhas e os hormônios.


Aparência das espinhas

A primeira característica importante é que a acne hormonal se apresenta principalmente em forma de espinhas internas, císticas, na linha do maxilar, queixo e em volta da boca. E os surtos de acne geralmente aparecem uns 14 dias depois do primeiro dia da sua menstruação e/ou dois dias antes da menstruação.


Surgimento da acne com a parada do anticoncepcional

A segunda característica e também a mais óbvia, é que sua acne surgiu depois que você parou de tomar a pílula anticoncepcional. Isso acontece por que a partir do momento em que você para de "controlar" seus hormônios com a pílula, o seu organismo vai precisar de um tempo para ajustar a produção de hormônios novamente, e enquanto isso eles vão estar um pouco enlouquecidos.


Você teve sua primeira menstruação muito cedo

Se você teve sua primeira menstruação muito cedo, esse é o terceiro sinal de que sua acne também possa ser acne hormonal. Geralmente, mulheres que menstruaram antes dos 11 anos, tendem a ter esse tipo de problema quando já está com seus 20 e poucos anos.


Você ama doce

O quarto sinal de que sua acne pode ser acne hormonal é que você ama um docinho - lembram de quando eu falei sobre o pico de insulina, e como a dieta de baixo índice glicêmico pode te ajudar? A insulina é um hormônio liberado no sangue para metabolizar o açúcar no nosso sangue. Se você ama comer doce, e sua dieta é rica em açúcar e carboidratos simples, altas chances de que sua acne seja causada pelos picos de insulina no sangue.


Se você se identificou com a maioria ou com todas essas características, sua acne pode ser de cunho hormonal. E pra entender mais sobre o que acontece na nossa pele durante nosso ciclo menstrual, a melhor maneira é estar sempre registrando sua menstruação. Há vários aplicativos que você pode inserir seu ciclo, e ele vai calculando para você em que fase você supostamente está. E eu digo supostamente porque cada mulher é diferente, então vai demorar alguns meses para que você entenda como seu ciclo funciona e começar a relacionar os surtos de acne com o seu ciclo hormonal.




Posts Relacionados

Ver tudo