• Ana Poli

Acne e alimentação: o que a dieta tem a ver com a sua pele

Atualizado: 30 de abr. de 2021


Você já deve ter ouvido falar e eu mesma já comentei em vários videos que existem alimentos que agravam a acne.


COMO A ACNE É UMA DOENÇA CRÔNICA MULTIFATORIAL, vários aspectos do nosso estilo de vida influenciam no surgimento das espinhas, e a nossa dieta é um deles.


Apesar de que todo mundo é diferente, e o que pode me causar espinhas talvez não cause em você, existe evidência científica de que certos alimentos agravam sim o quadro de acne vulgar - e são os alimentos com alto índice glicêmico: aqueles que causam um pico de insulina, o que consequentemente causa maior produção de sebo na pele e o entupimento de poros, causando mais acne. (Fonte)


Então quais são os alimentos com alto índice glicêmico? Pense em tudo que é refinado, como açúcar branco, arroz branco, farinha branca, e tudo que é processado: fast food, pães, doces, guloseimas, refrigerantes, chocolate... O consumo excessivo desse tipo de alimentos pode estar causando ou agravando sua acne.


Outro alimento que também é altamente inflamatório é o leite: o leite contém hormônios que desequilibram os nossos próprios hormônios, causando pico de de insulina também.


A soja e todos os alimentos que são derivados da soja, como leite de soja, tofu, molho shoyu, proteína de soja também causam desequilíbrio dos hormônios sexuais no nosso corpo.


Frituras e comidas gordurosas também entram nessa lista, por que são ricas em gorduras saturadas e gorduras trans, que também podem aumentar a produção de sebo na pele.


E por último, as bebidas alcóolicas também podem agravar a acne pois inibem a absorção do zinco, que é um mineral importantíssimo para o nosso organismo, além de ser um alimento altamente inflamatório.


EU SEI QUE É MUITA INFORMAÇÃO, muitos alimentos diferentes e dá aquela sensação de: "EU NÃO POSSO COMER NADA?"


Há um tempo atrás eu também me sentia assim, mas eu aprendi que se eu não mudasse meu estilo de vida e meus hábitos alimentares completamente, eu nunca sairia desse ciclo que é: FAZER DIETA DE SEGUNDA A SEXTA, EXAGERAR NO FIM DE SEMANA E SE ARREPENDER NA SEGUNDA-FEIRA.


Se eu pudesse te dar apenas um conselho, eu diria que você comece cortando o leite e todos os derivados do leite da sua dieta. AI MEU DEUS E O CÁLCIO?! Gente, existem outras fontes de cálcio. É só jogar no google "alimentos ricos em cálcio".


Se você quer ir além, comece adicionando alimentos que te fazem bem na sua dieta. EU acredito que adicionar alimentos é uma estratégia melhor do que tirar alimentos, pois se você está satisfeita, bem alimentada, não vai sentir vontade de comer o que te faz mal. Compre mais verduras, frutas, legumes, troque o arroz branco pelo arroz integral, o pão branco pelo integral, e aí por diante.


O próximo passo é realmente dizer não ao que te faz mal. Você percebeu que toda vez que come um lanche no mcdonalds te dá um brote de espinhas? PARE DE COMER NO MCDONALDS. Sua mãe insiste em te fazer um pudim todo domingo? Peça pra ela parar de fazer! Ou tentar fazer uma sobremesa que não leve leite.


O que realmente não funciona é se auto sabotar o tempo todo. A mudança tem que ser permanente.

Quando eu implementei essas mudanças na minha vida, eu percebi que não só minha pele melhorou, mas também minha TPM, as cólicas menstruais, meu humor, e até emagreci um pouco. A pele do corpo em geral melhora, diminuindo a celulite e ficando mais viçosa e bonita. Enfim, SER BONITA É SER SAUDÁVEL!


Posts Relacionados

Ver tudo