• Ana Poli

A acne pode atrapalhar sua vida profissional?

Atualizado: 30 de abr. de 2021

Eu sei como é difícil encarar uma entrevista de emprego com o rosto coberto de espinhas. Os últimos 4 anos, além de serem os piores da minha pele, também foram os anos que eu tive que sair da zona de conforto diversas vezes e encarar entrevistas em dois países diferentes, onde eu nem sequer domino o idioma oficial.


É verdade que algumas profissões requerem atendimento direto ao público e esse pode ser um fator que influencia a escolha do candidato ideal durante a entrevista de emprego - apesar de que a aparência física não deveria ser a característica mais importante do profissional que trabalha diretamente com os clientes.


Além disso, um estudo de 2011 mostra que marcas, cicatrizes e espinhas no rosto do candidato podem distrair o recrutador inconscientemente, fazendo com que ele não preste atenção nas respostas do entrevistado e esqueça pontos cruciais da entrevista que deveriam der analisados depois da entrevista de emprego. Outro estudo também sugere que a falta de confiança e posicionamento da pessoa que tem acne também é crucial para o sucesso da entrevista. Se estamos na defensiva e nos sentimos intimidados pela nossa aparência, esse comportamento pode impactar nossa imagem de maneira negativa, quando as vezes o recrutador não estava nem aí para a acne no nosso rosto.


Mas é claro que, cada vez que eu tive que fazer uma entrevista de emprego, eu ficava nervosa e com medo do que iriam pensar sobre o meu rosto. Apesar disso, com o tempo eu entendi que quando você é chamado para um entrevista pessoalmente, é porque suas habilidades e seu currículo são interessantes para a empresa, e sua imagem profissional vai além da aparência física.


Com minha "vasta" experiência em entrevistas de emprego, eu separei algumas dicas pra você se sair o melhor possível em toda entrevista:

  • Pesquise sobre a empresa! Saber o básico sobre a empresa mostra que você tem interesse e te dá um pouquinho a mais de confiança.

  • Leia duas vezes a descrição da vaga e formule perguntas. Os recrutadores adoram pessoas que fazem perguntas. Essa é a dica de ouro: não é só você que está sendo entrevistada, mas você também está entrevistando seu possível empregador. Pergunte sobre a vaga, sobre a cultura da empresa, sobre os desafios que você teria que enfrentar, como é formado o time que você faria parte, enfim, ser vocal e demonstrar interesse te transforma automaticamente em uma pessoa interessante e também mais confiante de si mesma.

  • Tenha referências. Peça cartas de recomendação aos seus antigos chefes ou até professores. O que alguém tem a dizer sobre você vale muito no mundo profissional.

Tá bom, mas o que eu faço com a minha pele?

  • Se a sua acne é severa, e você está fazendo um tratamento, por exemplo, com roacutan, vale a pena mencionar durante a entrevista de emprego. O mesmo estudo mencionado acima sugere que quando a curiosidade do recrutador é saciada, esse passa a prestar mais atenção no candidato. Mas se, assim como eu, sua acne é imprevisível, você pode começar evitando alimentos inflamatórios por uma semana antes da sua entrevista como leite e derivados, doces, chocolate e frituras.

  • Não esprema suas espinhas e cravos antes da entrevista! Isso pode causar inflamação e piorar sua pele temporariamente.

  • Não use novos cosméticos ou tratamentos pela primeira vez, nem mude sua rotina perto do dia da entrevista de emprego. A gente nunca sabe como a pele vai reagir.

  • Não se estresse! Essa é a dica mais difícil, né? Mas é importante trabalhar a auto confiança e a auto estima. Converse com pessoas que você confia e ama sobre como você se sente em relação a sua pele. Se afaste de pessoas que apenas te criticam e não te ajudam. Isso ajuda muito a aliviar a ansiedade!

  • Não se sinta intimidada pela sua pele. As suas habilidades, experiência profissional e personalidade são muito mais importantes do que a sua acne, e são essas características que você deve colocar em primeiro lugar!




Posts Relacionados

Ver tudo