• Ana Poli

7 Opções de Tratamentos Tópicos para Acne

Esse artigo tem o intuito de informar sobre os possíveis tratamentos tópicos para a acne, e não receitar ou prescrever tratamentos. Para decidir melhor qual seria o melhor tratamento para você, continue pesquisando sobre o tema e procure um dermatologista para te auxiliar!


Além disso, a acne é uma doença crônica multifatorial - vários aspectos do seu estilo de vida devem ser avaliados e provavelmente algumas mudanças, além dos cuidados com a pele, serão necessárias para que seu tratamento seja um sucesso.


7 Opções de Tratamentos Tópicos para Acne


Peróxido de Benzoíla


Um dos melhores e mais estudado tratamento tópico para a acne, se usado corretamente, o PB pode ser seu grande aliado! Entretanto, algumas pessoas podem ter alergia à esse composto e ter reações adversas à ele. Por isso é bom começar pela terapia de curto contato.


Saiba mais sobre o peróxido de benzoíla 👉🏻


Ácido Salicílico


É um agente queratolítico com propriedades antibactericidas, antifungicidas e antiinflamatórias. Não deixa a pele foto sensível e ajuda a desobstruir os poros, fazendo uma leve exfoliação enquanto elimina as bactérias e fungos causadores da acne.


Óleo de Melaleuca


Comprovadamente eficaz no tratamento da acne, o óleo de melaleuca pode ser usado por quem prefere uma abordagem mais "natural" no skincare. Demora um pouco mais a mostrar resultados, mas pode ser tão efetivo quanto o peróxido de benzoíla a 5%.


Saiba mais sobre óleos essenciais 👉🏻


Enxofre


Também é um agente queratolítico que vai "desgrudar" os fungos presentes na pele do estrato córneo! Quando aplicado na pele, o enxofre produz ácido pantotênico, que é tóxico para fungos. Sendo assim, o enxofre é perfeito para tratar a "acne fúngica" e outras doenças da pele como foliculite, dermatite seborréica, etc.


Ácido Azelaico


Esse ácido é ótimo para o tratamento da acne inflamatória! Ele também age contra todos os tipos de microorganismos causadores da acne e ajuda a regular a produção de sebo. Além disso, é uma das poucas opções de tratamento contra a acne liberada para mulheres grávidas e lactantes!


Uma dica de ouro é combinar tratamentos: alternar o uso entre dois tipos diferentes de ativos irá te ajudar a obter resultados melhores, mais rapidamente

Tretinoína/Adapaleno


Ambos são medicamentos e devem ser usados sob indicação de um médico dermatologista, ok? Os dois são retinóides e atuam "organizando" as células da pele para que elas se renovem de maneira mais saudável. O adapaleno é mais indicado no tratamento da acne, mas a tretinoína também ainda é muito utilizada.


Clindamicina


A clindamicina é um tipo de antibiótico que pode ser apresentado em forma de gel, e por isso é um medicamento que deve ser indicado e receitado pelo seu dermatologista! É usado no caso de acne inflamatória, onde há um infecção e o uso de antibióticos se faz necessário. Muitas vezes vem acompanhado da tretinoina.


Saiba como usar corretamente medicamentos com tretinoína e clindamicina 👉🏻

Entenda quando você precisa de antibióticos para a pele 👉🏻




Posts Relacionados

Ver tudo