6 Razões Pelas Quais Você Ainda Tem Acne - Ninguém Fala sobre a 5ª!

A acne é uma doença crônica multifatorial - o que significa que ela pode ter diversas causas, e é recorrente, ou seja, se você parar de tratar, ela pode voltar... mas além disso, muita gente que nunca teve espinhas, tem sofrido de brotes por diversas razões que pouca gente conhece.


O intuito desse texto é apresentar mais ideias sobre a causa da sua acne, mas não se esqueça que uma visita ao dermatologista é muito importante para tratar essa doença corretamente!


6 razões pelas quais você ainda tem acne


1. Produtos para cabelo


Você usa produtos pesados no seu cabelo? Muitos óleos e silicones podem transferir para nossa pele, principalmente para a região da testa, têmporas, ombros, costas e colo, entupindo os poros e consequentemente causando acne. Preste atenção nos produtos que você usa, e evite deixar que seu cabelo toque sua pele durante o uso de tais produtos.


2. Desidratação causada pelo sol


Você notou que durante as férias na praia, ou em um clima de muito calor, sua pele piorou? Pode ser a desidratação causada pelo sol. Mesmo sem uma queimadura solar, nossa pele pode ficar desidratada levando à mais brotes de acne. Fique atenta aos primeiros sinais: geralmente a pele fica mais oleosa e as espinhas aparecem depois. Não deixe de hidratar sua pele durante esse período e ingerir bastante água para repor a perda causada pelo sol e calor.


3. Você não retira o protetor solar corretamente


Muita gente pensa que o protetor solar é o vilão causador de suas espinhas. Mas na verdade, o problema pode estar na maneira como você limpa sua pele depois de usar protetor solar - será que você retira todo o produto por completo? Resíduos podem ficar na pele, causando o entupimento dos poros e por isso, mais espinhas. Minha recomendação é fazer a dupla limpeza para ter certeza de que o produto vai ser retirado completamente da pele.


4. Você parou com o tratamento da acne


A acne é uma doença crônica - por isso você não deve parar com o tratamento nunca! É muito importante manter a rotina básica de limpeza, tratamento, proteção e hidratação. Adicionando um ou dois ingredientes ativos contra a acne na sua rotina de cuidados com a pele é o suficiente para manter as espinhas controladas.


5. Você usa maquiagem para fazer exercício físico


É compreensível que a maquiagem possa ser um elemento importante para quem sofre de acne - disfarçar manchas escuras, poros dilatados e até espinhas pode dar uma aspecto melhor à pele, mas é muito ruim quando os pigmentos da maquiagem se misturam com o suor e sebo da pele. Essa mistura pode levar à inflamação e ao entupimento dos poros, contribuindo mais uma vez para a formação de espinhas e cravos. Se você precisa usar algum tipo de cobertura na pele na hora de fazer exercício, prefira um filtro solar com cor em vez de bases ou contornos para o rosto.


6. Você (ainda) faz uso de receitas caseiras para a acne


Receitas caseiras para a acne, com ingredientes da sua cozinha como aveia, mel e cúrcuma, não tratam a acne. No melhor dos casos, ajudam a diminuir a inflamação da pele temporariamente, porém não ajudam a eliminar os microorganismos causadores da acne e não auxiliam no processo de esfoliação e renovação celular da pele. No pior dos casos, esses ingredientes podem causar irritação, alergia e entupimento dos poros.










Posts Relacionados

Ver tudo