• Ana Poli

5 erros de skincare que podem estar causando sua acne

Atualizado: 30 de abr. de 2021

Nós já sabemos e eu nunca cansarei de repetir que a acne é uma doença crônica multi fatorial - não existe apenas um culpado das suas espinhas - mas pode ser que algum produto ou procedimento esteja piorando o seu quadro de acne!





1. VOCÊ ESTÁ USANDO MUITOS PRODUTOS AO MESMO TEMPO


É ótimo que hoje em dia existam tantos produtos, formulações caras e baratas, uma grande diversidade de ingredientes para cada tipo de pele e cada preocupação, mas é péssimo que essa variedade cause um consumismo extremo e também cause nossa acne. Usar muitos produtos na pele, seja sua pele com tendência acneica ou não, é um grande erro! A mistura e o excesso de ativos podem comprometer a barreira protetora da pele, e como nós já falamos sobre isso aqui no canal diversas vezes, a acne muitas vezes é o resultado de uma pele que teve sua barreira comprometida. Isso já aconteceu comigo e eu expliquei passo a passo o que eu fiz para resolver esse problema.


2. VOCÊ NÃO HIDRATA SUA PELE OLEOSA


Repita comigo: pele oleosa também precisa de hidratação! As vezes sua pele nem oleosa é, só está desidratada! Se você sente a pele bem sequinha e até "repuxando" depois de lavar o rosto, só que em poucas horas sua pele já parece um "poço de óleo" novamente; ou se você acorda com o rosto super oleoso pela manha, ou se sua pele é oleosa mas parece estar descamando em algumas áreas, como ao redor do nariz, queixo e maxilar, estes são sintomas de desidratação. Para mim, o melhor hidratante para pele oleosa é o da Cerave - ele contém ácido hialurônico e 3 ceramidas essenciais que ajudam a reconstruir a barreira protetora da pele.


3. VOCÊ LAVA O ROSTO MUITAS VEZES POR DIA COM SABONETE


Lavar o rosto excessivamente também compromete a barreira protetora da pele, simplesmente porque todos os sabonetes para pele acneica ou pele oleosa dissolvem toda a gordura da pele, incluindo a "gordura boa" que simplesmente deve existir na sua pele para que ela seja saudável. Se você tira essa camada protetora da pele o tempo todo, sua pele fica desprotegida e mais propensa à infecções e consequentemente à acne. Além de que fazendo isso, você estimula mais e mais a produção de óleo, entrando num ciclo sem fim... eu recomendo muito que pela manha você lave o rosto apenas com água morna ou água micelar. Em menos de um ano, minha pele mudou muito depois de que comecei a lavar o rosto menos vezes com sabonete!


4. VOCÊ NÃO LIMPA SEU ROSTO CORRETAMENTE DEPOIS DE USAR MAQUIAGEM/FILTRO SOLAR


Apesar de eu não lavar o rosto com sabonete pela manha, de noite, antes de dormir, eu lavo bem direitinho para ter certeza de que não estou deixando nenhum resíduo de maquiagem ou protetor solar. Você pode usar a técnica de limpeza dupla: limpar o rosto primeiro com água micelar ou um cleansing oil e depois lavar com sabonete, ou lavar com sabonete e passar um algodão com água micelar depois. Se o algodão sair limpinho, significa que sua pele também está limpa.


5. VOCÊ NÃO ESTÁ USANDO OS PRODUTOS CORRETOS PARA SUA PELE


O que funciona para mim, pode não funcionar para você, e vice versa! A melhor maneira de descobrir o que funciona para você, é testando. Infelizmente, não existe uma fórmula mágica que funcione para todos! É muito comum quando fazemos um tratamento com dermatologista, por exemplo, que ele peça para você testar algum produto por um mês, seis semanas... e se não funcionar, partir para outro. O ciclo de renovação celular da nossa pele é de 28 dias, e isso significa que para ver qualquer mudança na nossa pele, pode demorar até 28 dias. Mas a maioria do produtos só começa a dar resultado depois de 6 a 12 semanas de uso. Há produtos que comprovadamente funcionam para a acne, e você pode começar dando uma chance a eles!




Posts Relacionados

Ver tudo