• Ana Poli

4 Causas da Oleosidade na Pele e Como Diminuí-la

A pele é oleosa é um tipo de pele bastante comum e mais propensa à acne. Há alguns fatores que determinam a incidência da oleosidade na pele, porém existem algumas crenças sobre a pele oleosa que são totalmente equivocadas.


Por que sua pele é oleosa?


A pele pode ser oleosa por quatro fatores diferentes: genética, desequilíbrio hormonal (maior presença de hormônios andróginos), nível de cortisol e dieta.


O fator genético é imutável; porém a oleosidade na pele pode aumentar caso haja um desequilíbrio hormonal, o nível de cortisol seja alto ou sua dieta seja rica em gorduras trans e de origem animal.


O que não causa ou não piora a oleosidade da pele?


Ao contrário do que muitos acreditam, produtos cosméticos como cremes hidratantes e filtros solares não podem deixar a sua pele mais oleosa. O que ocorre é uma sensação de maior oleosidade por causa da formulação do produto - produtos a base de óleo tendem a "pesar" mais na pele oleosa, deixando um sensorial bem mais oleoso e incômodo.


Como evitar que a sensação de mais oleosidade da pele?


Utilizando produtos a base d'água e livre de óleos e silicones. Procure por filtros solares e cremes hidratantes próprios para a pele oleosa ou que absorvam a oleosidade da pele!


Pele oleosa precisa de hidratação?


Sim, principalmente se você faz uso de produtos com princípios ativos secativos para a acne. Hidratação não é o mesmo que oleosidade, e devido a que alguns produtos apesar de controlar a oleosidade, também removem a hidratação natural da pele, é necessário utilizar cremes hidratantes para repor a barreira protetora da pele.


Uma pele bem hidratada também será mais equilibrada e consequentemente, menos oleosa.





Posts Relacionados

Ver tudo